sexta-feira, 1 de julho de 2011

Pra que um centroavante?


Falando Sério...

Estava eu, cá com meus botões, e me veio a pergunta? Qual a verdadeira importância de um centroavante no meu time?

Fiquei a pensar nos grandes clubes da Europa, e constatei que os grandes goleadores da atualidade não são centroavantes. Cristiano Ronaldo fez 42 gols em 38 jogos pelo Espanhol e não é centroavante. Messi bateu o recorde de gols marcados em uma mesma temporada, e não é centroavante, Neymar também não é centroavante. Nesta mesma concepção, estão Rooney, Tevez, Barrios, Forlan, Pato, Robinho, e outros.

Enquanto isso, vários centroavantes de ofício vem perdendo espaço no mercado mundial do futebol. Drogba, Adebayor, Ibrahimovic, Fernando Torres, são todos jogadores em decadência.

Aconteceu que o futebol moderno não precisa mais de alguém parado, bem posicionado, lá na frente, somente com essa incumbência. Como os zagueiros, cada vez mais, tentam chegar para auxiliar a saída de bola, ou os “centroavantes” saem no primeiro combate, ou esse zagueiro será mais um a povoar o meio de campo.

Há também a necessidade cada vez mais latente dos contra-ataques serem cada vez mais rápidos, obrigando os “centroavantes” a se deslocarem para receberem a bola em melhor posição. Alternando as jogadas de áreas com as de ponta, proporcionando o gol a quem tiver melhor na hora.

Isso obriga a todos serem bons finalizadores. Tanto os atacantes, como os volantes (que hoje em dia fazem muitos gols) e até os zagueiros, pois deles podem nascer grandes lances de bola parada.

Analise bem, dos times da série A do brasileiro 2011, quantos tem um centroavante de área do tipo homem gol, que esteja se dando bem? De momento, só lembro do Liedson (Corinthians-SP). E no mundo? Talvez Eto’o e Lavezzi (argentino do Napole -IT).

Um dos artilheiros do CB 2011 é Ronaldinho Gaúcho! Pensem nisso!

Rodrigo Mulambo

Um comentário: